Moxaterapia

Moxaterapia

moxabustao1

O que é Moxaterapia?

A Moxa, Moxaterapia ou Moxabustão é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que consiste no uso da erva anti-inflamatória Artemísia onde esta é queimada  e seu calor proporciona uma série de benefícios ao organismo.

Basicamente, existem dois formatos de aplicação de moxa bastante utilizados: em forma de bastão e em forma de botão – em ambos, são aplicados nos pontos da acupuntura localizados no corpo.

 

Moxa no formato bastão

 

No formato bastão, sua ponta é acessa onde começa a queima da erva e então a liberação do calor. A ponta de bastão é aproximada à pele (numa distância segura), no ponto de tratamento necessário.

 

Moxa no formato botão

Já no formato botão, já acesso, é colocado sob o ponto a ser tratado.

Moxa no formato botão

O aquecimento destes pontos fornece calor e energia ao corpo. Por isso a Moxa é indicada para as doenças provocadas pelo frio e pela umidade (mo usada em paises frios e no inverno) e para situações com deficiência de energia como convalescentes, doenças crônicas, pesssoas fracas e idosos).

O calor produz vasodilatação, efeito antiinflamatório e analgésico além de estimular a circulação sanguínea.

Quais seus benefícios

Algumas da muitas indicações para o uso terapêutico da moxa:

* aumentar a energia corporal; eliminar o frio
* dificuldade respiratória
* artrite e artrose
* cólica menstrual
* congestão nasal
* febre e gripe
* dores lombares (lombalgia)
* dores musculares
* sinusite
* rinite

Estudos indicam o efeito curativo da Moxa em todas as enfermidades produzidas pelo frio, umidade e estagnação de energia, com resultados bastante satisfatórios e uma agradável sensação de conforto e bem-estar.