Massoterapia

A massoterapia, além de nos beneficiar em termos estéticos e relaxantes, pode servir como aliada em tratamentos relacionados à saúde. Diversos métodos tem exercido seus benefícios desde 1920. Após as descobertas dos efeitos fisiológicos, mecânicos e reflexos, a massagem ganhou notoriedade não apenas como arte, mas ciência também.

Atualmente existem várias técnicas de massagem cada qual com sua finalidade e tipos de manobras,  mas o que todos tem em comum é a de proporcionar alívio nas dores e tensões, relaxamento além promover uma série de outros benefícios como ativar a circulação e o metabolismo, eliminar toxinas e estimular a produção de hormônios para o bem-estar, podendo também ser utilizada como auxiliar nos tratamentos convencionais de saúde potencializando seus resultados.

As técnicas de massagem dividem-se basicamente em duas grandes categorias: energética e fisiológica. A primeira busca a reorientação da energia vital (chi, ki ou prana). A abordagem energética pode ser feita de acordo com a especialidade do profissional que a aplica: meridianos (medicina tradicional chinesa), chakras (medicina indiana), bionenergética, dentre outras. A  segunda categoria, busca a desintoxicação do organismo através da eliminação dos “lixos metabólicos do sistema linfático, da manipulação dos tecidos e músculos, da liberação de pontos de tensão (pontos gatilho),  eliminação edemas, contraturas e encurtamentos musculares, além de auxiliar o retorno do sistema venoso e somente podem ser aplicadas por profissionais especializados como fisioterapeutas ou massoterapeutas. As duas categorias podem ser aplicadas simultaneamente, onde assim teremos a abordagem holística, potencializando ainda mais os resultados, pois somos corpo, mente e espírito.

Dentre os principais benefícios de uma massagem, podemos destacar:

  • restauração da vitalidade e vigor
  • restauração dos movimentos articulares e musculares
  • eliminação de inchaços (edemas)
  • estímulo do sistema circulatório
  • complementar no tratamentos de dores em geral

 

Através de uma avaliação com a ficha de anamnese e uma entrevista, o terapeuta irá identificar quais pontos deverá dar mais atenção durante a massagem  e assim direcionar o tratamento.

Todas as pessoas e de qualquer idade podem se beneficiar da massagem. Procure sempre um profissional habilitado, que irá utilizar os recursos e manobras necessárias de acordo com suas necessidades. Sua saúde agradece!

Shiatsu - a acupressão é feita pelos dedos

Shiatsu – a acupressão é feita pelos dedos

Zen Shiatsu - pressão feita pelas mãos

Zen Shiatsu – pressão feita pelas mãos