Aromaterapia

A Aromaterapia é a ciência que busca oferecer saúde e bem-estar através dos Óleos Essenciais que são extraídos de plantas (flores, folhas, caules). Estes Óleos são puros, e por isso possuem propriedades terapêuticas beneficiando a saúde, a beleza e em estados emocionais.

Em grande parte da Europa, a Aromaterapia é reconhecida por seus efeitos benéficos há mais de um século, sendo usada por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.

Mas o que é Óleo Essencial?

Óleo: é chamaaromaterapia salto itudo assim por tratar-se de uma substância solúvel em óleo, porém sua consistência é líquida e não oleosa.

Essencial: este termo indica a substância aromática extraída, a mais pura essência da planta.

Por serem 100% puros, os Óleos Essenciais condensam as forças vitais e espirituais da planta e por isso são terapêuticos.

O uso de plantas aromáticas fazem parte da história da humanidade. Hipócrates ( 460 a.C. – 360 a. C.), médico da antiga Grécia, falava dos banhos aromáticos como receitas de longevidade.  Povos chineses, hindus e americanos é parte da cultural ancestral utilizar plantas aromáticas em seus rituais e sua terapêutica.

Atualmente há um crescimento na utilização dos óleos essenciais como forma de tratamento.

Você conhece alguma substância 100% natural que possibilite:

  • elevar o humor num momento triste
  • tranquilizar antes de dormir
  • aliviar uma dor muscular ou articular
  • regenerar a pele
  • aumentar sua concentração
  • fortalecer o sistema imunológico.

Os óleos essenciais são capazes de trazer todos estes benefícios, se manejados e utilizados corretamente.  Pesquisas científicas comprovam os benefícios destes óleos no combate a ansiedade, enxaquecas, no fortalecimento do sistema imunológico, dentre outros. Este é um dos fatores que fazem da Aromaterapia um das práticas terapêuticas com resultados mais significativos.

Algumas formas de utilização:

Aromatização aromatizador aromaterapia

Em um aromatizador (figura ao lado), coloque água e pingue algumas gotas de óleo essencial de sua preferência. Irá perfumar todo o ambiente.

Banhos aromáticos

Ao pingar o òleo essencial na banheira, a pele irá absorver as propriedades deste óleo, levando-os ao nosso organismo através da circulação. Além disso,  proporcionam à pele um agradável perfume.

No algodão antes de dormir

Pingar de 2 a 3 gotas num chumaço de algodão e colocar dentro da fronha do travesseiro. Super indicado para quem tem problemas de insônia, tensão nervosa e estresse.

Massagem

Diluído em óleo vegetal, o óleo essencial será absorvido pela pela e irá promover os benefícios de acordo com o óleo essencial utilizado: promover relaxamento físico e mental, hidratação da pela, ativar circulação, eliminar dores musculares, dores de cabeça, controlar a ansiedade e muitos outros.

Veja abaixo alguns óleos essenciais e suas indicações:

 

Alecrim: estimulante e revigorante. Promove a circulação sanguínea e fadiga mental. Indicado para tratamento da celulite.

Camomila: combate insônia e estresse.

Canela: poderoso agente de equilíbrio para os sistemas respiratório, circulatório e digestório.

Cravo: indicado para combater dores musculares, pernas cansadas, reumatismo e resfriados.

Eucalipto: excelente para as vias respiratórias. Possui propriedades estimulantes.

Lavanda: acalma e tranquiliza. Regenera corpo e mente.

 

Importante:

Nunca utilize o óleo essencial puro diretamente na pele, alguns podem causar irritação

Gestantes devem evitar o uso dos óleos essenciais

Óleo Essencial é diferente de Essência. Esta última não é natural é sintética e que portanto não possui efeitos terapêuticos.