Terapias Holísticas

O que são Terapias Holísticas? Saiba porque é importante você conhecer

O termo “terapia” vem do grego e significa ” prestar cuidados médicos, tratar” e pode tanto definir os tratamentos convencionais da medicina alopática como os tratamentos complementares ou alternativas.”

“Holística” vem de “holos” que significa o “todo”, ou seja, a terapia que compreende o ser humano de forma integral

“Terapia Holística é o nome dado a qualquer terapia que siga os princípios do holismo. Ou seja: que aborda o problema a ser tratado como um todo, não através de uma visão fragmentada do real.

A abordagem holística acredita que os elementos emocional, mental, espiritual e físico de cada pessoa formam um sistema, e objetiva tratar de toda a pessoa em seu contexto, concentrando-se tanto na causa da doença como dos sintomas.

A terapia holística visa equilibrar estados mentais-emocionais negativos, desbloquear a energia dos centros, trazer mais autoconsciência corporal, emocional, mental e espiritual,  entre outros, para minimizar o sofrimento.” (fonte: wikipedia)

As Terapias Holísticas, Integrativas ou Complementares como também são chamadas, compreendem uma série de práticas, (algumas delas milenares) que tratam de forma natural o ser humano, unindo corpo e mente e sem efeitos colaterais.

Dentre as terapias, segue algumas:

Acupuntura Auricular

Aromaterapia

Argilaterapia

Calatoniaterapias naturais em salto itu

Cromoterapia

Drenagem linfática

Fitoterapia

Homeopatia

Iridologia

Massoterapia

Musicoterapia

Moxaterapia

Reiki

Reflexologia Podal

Quiropraxia

Estas são algumas das terapias que visam o equilíbrio físico, mental e energético, reestabelecendo a saúde de forma integral.

 

E porque você deve conhecer?

 

As Terapias Holísticas, Alternativas ou Complementares, são tratamentos naturais que atuam de forma e reequilibrar todo o sistema incluindo corpo e mente de forma simples e não invasiva. Por serem naturais e suaves, possuem mecanismos que estimulam nosso sistema imunológico, fortalecendo assim todo o organismo, ou seja, essas Terapias atuam na causa e não no efeito do sintoma – isso significa que ao longo do tratamento, o corpo vai se acostumando com os estímulos (cada tipo de tratamento tem o seu), promovendo assim a manutenção da saúde e do equilibrio (homeostase).

Essas Terapias são indicadas tanto para a prevenção de doenças como para o tratamento delas. Neste último caso, podem e devem ser práticas complementares aos tratamentos da medicina convencional, o que potencializa os seus resultados.

Na forma de prevenção de doenças, as Terapias atuam no sistema energético, ou seja, todo nosso corpo e seus componentes como órgãos e vísceras, possuem uma força energética que os mantém funcionando – as vezes estão equilibrados e as vezes não. O que faz com que o sistema energético se desequilibre são as emoções. Portanto estas práticas tratam não somente corpo mas também a mente (emoções) que influenciam diretamente nosso corpo.